Primeiras-damas reúnem-se para somar ações de combate à fome nos municípios

Em reunião realizada nesta quarta-feira (5), a primeira-dama e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, reuniu-se com as primeiras-damas municipais para dialogar sobre os resultados do primeiro ano do programa. O momento também contou com a participação da presidente da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará e primeira-dama de Piquet Carneiro, Tamara Machado.

Durante o momento, a assessora técnica do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Raquel Sales, fez uma apresentação com importantes dados extraídos nesse primeiro ano do Ceará Sem Fome. A primeira-dama Lia de Freitas ressaltou que esse momento serviu para o fortalecimento das ações de combate à pobreza em cada município.

“Foi um momento muito muito importante para que pudéssemos alinhar todos os resultados das ações realizadas pelo Ceará Sem Fome nesse primeiro ano e fortalecer ainda mais o trabalho em cada território, a partir das diversas atividades que cada município já executa de combate à fome”, disse.

A primeira-dama também revelou um dos encaminhamentos principais foi o convite a todos os municípios para se pactuarem ao Ceará Sem Fome. “O encaminhamento principal, inclusive, foi de que os nossos municípios se pactuem por um Ceará Sem Fome a partir da assinatura de um Termo de Adesão e Acordo de Cooperação. Neste, cada município indicará as suas ações de garantia de segurança alimentar”, completou Lia de Freitas.

“Quero agradecer à primeira-dama Lia, pela sensibilidade em receber as primeiras-damas do Estado do Ceará para que possamos fortalecer cada vez mais esse programa que é o carro-chefe aí do Governo do Ceará, do nosso governador Elmano de Freitas. Que possamos realmente estar fortalecidos nessa luta, ajudando os nossos cearenses e as nossas famílias a superar a vulnerabilidade no nosso estado”, ressaltou a presidente da APDMCE, Tamara Machado.

Festival Ceará Sem Fome

Uma das pautas da reunião também foi o Festival Ceará Sem Fome, que ocorrerá dia 15 de junho, no Centro de Eventos, em Fortaleza. A estimativa é que mais cinco mil pessoas participem do momento, que também marca o aniversário de um ano do Pacto por um Ceará Sem Fome. “Também convidamos essas primeiras-damas a fazerem parte do festival, auxiliando também na vinda de tantos voluntários que fazem esse programa acontecer nos municípios cearenses”, revelou Lia.

O evento, que trará temas importantes como a alimentação saudável e o aproveitamento integral dos alimentos, também contará com as participações da culinarista e apresentadora, Bela Gil; e da empreendedora social e fundadora do Projeto Favela Orgânica, Regina Tchely.