Ceará Sem Fome: unidades gerenciadoras avaliam desafios do programa em reunião na SDA

Representantes das unidades gerenciadoras (UGs) do Programa Ceará Sem Fome participaram de reunião mensal na sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), nesta segunda-feira (20), para avaliar as ações e desafios do programa. O secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, e a primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, presidiram o encontro.

Durante sua fala, o secretário Moisés Braz argumentou que as reuniões são “essenciais” para a continuidade do programa. “O contato direto com as UGS é primordial para a gente conhecer de perto o impacto do Ceará Sem Fome na vida dos cearenses. O encontro de hoje é um momento de alinhamento, de acompanhar como as entidades executam esse programa tão especial para os cearenses. A reunião funciona também para a gente ajustar, tratar dos processos e garantir que o programa continue em plena atuação em todos os cantos do estado”, detalhou o titular da SDA, pasta executora da Rede de Unidades Sociais Produtoras de Refeições (USPRs).

De Tianguá, a gerente financeira da Cáritas Diocesana, Samara Kristine, elogiou a proposta da reunião com as unidades gerenciadoras. “O encontro vem para a gente discutir ideias, saber as novas etapas e conhecer os casos de sucesso do Programa Ceará Sem Fome. Aqui, nós trocamos experiências, falamos das dificuldades do dia a dia e vemos como nossos colegas solucionam os entraves. Mas no fim de tudo, o que importa é saber como o Ceará Sem Fome é excepcional. A gente ver aquelas famílias carentes recebendo uma refeição, com um prato de comida, é uma sensação indescritível”, salientou a representante da UG.

Momento de escuta e diálogo

A secretária executiva de Fomento Produtivo e Agroecologia da SDA, Irineuda Lopes, reforça a importância das reuniões mensais. “Este encontro reafirma o compromisso do governo de ouvir os representantes das unidades gerenciadoras, da atuação do Programa Ceará Sem Fome. Aqui conhecemos o programa na ponta. É um momento de diálogo, é dia fazer balanço das ações e avançar para que possamos melhor atender o povo cearense”, pontuou a secretária.

Ainda na reunião, a assessora técnica da diretoria de Estudos Sociais do Instituto de Pesquisas Econômicas do Ceará (Ipece), Raquel Sales, apresentou relatório parcial de monitoramento de Programa Sociais – Identificação e caracterização das famílias e pessoas beneficiadas pelas Cozinhas do Programa Ceará Sem Fome, Raquel Sales. “O monitoramento é importante para que possamos avaliar o saldo e projetar expectativas para o programa. Analisar os impactos do Ceará Sem Fome reforça que o trabalho em equipe é fundamental para o sucesso do programa, que concretiza ações para o fortalecimento das políticas públicas de combate à fome”, destacou.

A primeira-dama Lia de Freitas agradeceu a participação dos representantes das unidades gerenciadoras. “Nossa reunião é um momento de escutar os representantes das UGs, de enaltecer o trabalho realizado em mais de mil cozinhas do programa Ceará Sem Fome. Nosso encontro reforça que o programa é construído por todos nós, sociedade civil e Governo do Ceará, através da SDA. A gente está aqui neste dia para apresentar os desafios e novidades do Ceará Sem Fome, construído de forma coletiva por todos. Para que juntos, em breve, possamos erradicar a pobreza no nosso estado”, projetou.

A reunião também tratou sobre as prestações de contas do programa Ceará Sem Fome e de parcerias com as entidades para a compra de produtos da agricultura familiar para o programa, entre outros temas.

Ceará Sem Fome

As ações do Ceará Sem Fome, programa lançado em 2023, são executadas de maneira integrada por meio das Secretarias do Desenvolvimento Agrário (SDA), que atua junto às cozinhas sociais e Unidades Gerenciadores das Cozinhas, e da Proteção Social (SPS), na estratégia do cartão Ceará Sem Fome. Atualmente, 1.080 cozinhas do Ceará Sem Fome produzem e distribuem de segunda a sexta-feira cerca de 100 mil refeições para pessoas em situação de insegurança alimentar em todo o Ceará.

No início de abril deste ano, o governador Elmano de Freitas anunciou aditivo de R$ 87 milhões para fortalecer o Ceará Sem Fome, garantindo o funcionamento das 1.080 cozinhas por mais seis meses. O investimento previsto para a iniciativa em 2024 é de R$ 182 milhões.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário