Comitê do Ceará Sem Fome realiza primeira reunião de 2024 com planejamento de ações estruturantes

Também foi apresentado ao governador Elmano de Freitas um balanço dos primeiros meses de execução do programa

Com a presença do governador Elmano de Freitas e da primeira-dama Lia de Freitas, a 3ª Reunião Ordinária do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome foi realizada, nesta segunda-feira (1º). Durante o momento, que reuniu gestores de 15 secretarias estaduais e integrantes de órgãos e entidades parceiras, foram apresentados o balanço dos primeiros seis meses do programa, como também os próximos desafios e as ações estruturantes que compõem os quatro eixos do comitê que serão executadas neste ano de 2024.

Com uma apresentação da primeira-dama Lia de Freitas, que também é presidente do comitê, os números dos primeiros meses do programa foram apresentados ao chefe do Executivo Estadual. Atualmente, o programa possui mais de mil cozinhas em funcionamento e teve o benefício do Cartão Ceará Sem Fome ampliado de 43 mil famílias para 53 mil. Ao todo, a estimativa é que o programa impacte positivamente na vida de quase meio milhão de pessoas.

Elmano de Freitas destacou a importância de se ter dados concretos sobre a insegurança alimentar e também daquelas pessoas que integram o programa, para que as ações sejam direcionadas para o público que concretamente existe. “Nós sabemos que temos facetas diferentes no meio do nosso povo quando se trata da fome. Por isso, é muito importante esse trabalho intersetorial”, ressaltou.

Na ocasião, as secretarias estaduais também indicaram suas ações concretas e estruturantes para o primeiro semestre deste ano, dentro dos quatro eixos: Acesso à Alimentação Saudável; Promoção da Produção de Alimentos; Qualificação, Empregabilidade e Geração de Renda; e Governança do Programa Ceará Sem Fome. “O objetivo é fortalecer o programa que garante comida na mesa dos cearenses e gerar oportunidade e trabalho para esse público”, reforçou Elmano.

Para Lia de Freitas, “o Ceará Sem Fome é mais do que um prato de comida. Queremos tirar o nosso povo da vulnerabilidade com a geração de emprego e renda. A intersetorialidade do comitê tem como meta propor e trabalhar ações existentes em cada pasta para que mude a realidade do público-alvo do programa”, pontua.

Planejamento

Durante a reunião, os membros também debateram sobre o planejamento operacional para o primeiro semestre de 2024, com os desafios e as competências, como a articulação com outros colegiados visando a colaboração mútua na implementação de políticas públicas de combate à fome e o monitoramento e a avaliação do programa, bem como das atividades do Grupo de Trabalho Alimento Seguro e a Comissão de Estudos e Avaliação de Indicadores do Programa.

Dentro dos próximos passos do programa, há o lançamento de um plano de capacitação profissional, empregabilidade e renda focado na mudança de vida das pessoas que hoje sofrem com o problema crônico da fome.

A previsão é que, com o envolvimento das pastas que compõem o comitê, em torno de R$ 40 milhões sejam investidos na capacitação dessas pessoas. Uma dessas secretarias é a das Mulheres, que tem a vice-governadora Jade Romero à frente.

“Avançamos na proposição de ações para seguirmos combatendo a insegurança alimentar no nosso estado. Sabemos que as mulheres são as mais afetadas com a vulnerabilidade social por conta da desigualdade salarial e do menor acesso às oportunidades de trabalho”, destacou Jade.

Importante também ressaltar que o Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres, anunciou, no último dia 8 de março, uma série de ações no âmbito da autonomia econômica das mulheres, sendo R$ 40 milhões para o Ceará Credi Mulher, R$ 1 milhão em financiamento para inovação e 10 mil vagas em cursos de capacitação. Parte desse investimento será direcionado para as mulheres beneficiárias do programa.