Cozinhas Ceará Sem Fome foram contempladas com reconhecimento oferecido pela Prefeitura de Maracanaú por meio de edital lançado pelo Consea
Texto por Euziane Bastos/Ascom Ceará Sem Fome
Fotos por Claudiano Rocha/Ascom Ceará Sem Fome
A Prefeitura de Maracanaú, por meio do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar (Sasc), certificou 32 iniciativas que se destacaram no combate à fome no município; 12 dessas iniciativas são cozinhas do Ceará Sem Fome, programa do Governo do Estado.
O evento de entrega dos certificados aconteceu na última segunda-feira (23), na cidade cenográfica do São João de Maracanaú, e contou com a presença da primeira-dama e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas.
Os projetos foram selecionados por meio de edital, que visa reconhecer iniciativas que promovam o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e o enfrentamento à fome. Além das cozinhas, foram homenageadas hortas comunitárias, grupos de distribuição de alimentos, além de ações educativas e de mobilização social do município.
A primeira-dama Lia de Freitas celebrou o reconhecimento e agradeceu aos representantes das cozinhas pelo trabalho diário realizado nos espaços. “Eu sempre disse nessa caminhada toda até aqui que isso só é possível porque a sociedade civil abraçou essa causa, porque vocês abriram as portas das casas de vocês, porque vocês abriram as portas da associação de vocês e porque essa junção de poder público, sociedade civil, com toda essa tecnologia social, é que a gente pode construir um Maracanaú mais justo, mais solidário, a gente pode alcançar esses índices, esses indicadores que estão lançados aqui como desafio para a cidade de Maracanaú”, discursou.
A agente popular de segurança alimentar da cozinha Ceará Sem Fome Maria Sofia, Iara Cleide, foi uma das homenageadas no evento e demonstrou gratidão por fazer parte do Programa. “É com muita emoção que nós recebemos o reconhecimento da prefeitura de Maracanaú à nossa cozinha solidária Maria Sofia. Uma emoção tão grande que eu cheguei a chorar porque é um sonho realizado saber que muita gente está sendo alimentada através da nossa cozinha, através do Ceará Sem Fome, que eu não tenho nem palavras para dizer o quanto é importante na vida do povo que, muitas vezes, dormiu na rua sem ter sem ter um copo d’água para beber e hoje tem uma marmita todo dia para saciar a sua fome”, disse.
Ceará Sem Fome
Programa permanente de combate à fome no Ceará, possui três frentes emergenciais: o cartão no valor de R$ 300, que atende cerca de 50 mil famílias; as mais de 1.300 cozinhas, com mais de 130 mil refeições diárias; e as campanhas que já arrecadaram mais de 400 toneladas de alimentos em grandes eventos. Além de atuar no eixo +Qualificação e Renda para que beneficiários e beneficiárias tenham chance de um emprego formal ou de alcançar sua autonomia financeira por meio do empreendedorismo.