Durante a 5ª reunião do órgão colegiado, foi apresentado o balanço de ações individuais das 19 secretarias-membro e criado um Grupo de Trabalho para o eixo +Agricultura Familiar
Por Aline Freires e Euziane Bastos/Ascom Ceará Sem Fome
A 5ª Reunião do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome do Governo do Ceará ocorreu, nessa quarta-feira (2), em Fortaleza. O momento foi conduzido pela primeira-dama do Estado e presidente do órgão colegiado, Lia de Freitas, e da vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero, que na ocasião assumiu a posição de vice-presidente do comitê. Durante a reunião, que ocorre semestralmente, foi criado o Grupo de Trabalho Ceará Sem Fome +Agricultura Familiar, que trabalhará para o fortalecimento dessa frente, que é um dos pilares do programa. Também foram aprovadas resoluções que impactarão na área de governança do Ceará Sem Fome.
Fazem parte do novo Grupo de Trabalho as secretarias do Desenvolvimento Agrário, do Planejamento Econômico e do Trabalho e Emprego. O secretário do trabalho, Vladyson Viana, explicou como se dará a participação de sua pasta nas ações do grupo e destacou a importância de um eixo do Programa voltado para os agricultores. “A ideia é que você tenha a Secretaria do Desenvolvimento Agrário no fomento a pequenos produtores; a Secretaria do Desenvolvimento Econômico articulando várias empresas que possam ter um foco em produzir produtos que serão consumidos pelas cozinhas e o papel da Secretaria do Trabalho, além de articular, é também apoiar esses empreendimentos com o microcrédito, que aí esses pequenos empreendedores vão ter maior capacidade de produção e, com isso, conseguir atender as demandas das cozinhas Ceará Sem Fome”, discorreu.

Outro ponto importante foram as ações individuais apresentadas por cada secretaria e como elas refletem na segurança alimentar do Estado. No caso da Secretaria da Proteção Social (SPS), o eixo de +Qualificação e Renda está sendo fortificado com mais de 5.700 beneficiários matriculados em cursos ofertados pelo programa Criando Oportunidades; e a previsão é a de que mais pessoas sejam impactadas pela iniciativa, segundo o secretário executivo da SPS Ecildo Evangelista. “Já iniciamos neste ano as turmas contratadas e, em relação às turmas do ano passado, já estamos entregando as certificações. Alguns cursos já receberam os kits para desenvolvimento de suas atividades profissionais”, afirmou.
Por fim, foi realizada uma apresentação do secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini, sobre o mapeamento de ações e identificação de sombreamentos no que se refere à educação profissional no estado.
O que é o Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome?
O Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome é um órgão colegiado de caráter consultivo e permanente, vinculado à estrutura da Casa Civil, que tem como objetivo promover integração e participação ativa de todos os seus membros na construção e no melhoramento das políticas públicas relacionadas à superação da pobreza e enfrentamento da situação de insegurança alimentar no Estado do Ceará.
O Comitê é composto por 19 secretarias estaduais, além do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), bem como pela sua Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará, e também da Cruz Vermelha e do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (Consea-CE).