Texto: Vanessa Darj
Foto: Larissa Morena
O Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome lançou, nesta quarta-feira (10), durante a 6ª Reunião Ordinária do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, o novo eixo Ceará Sem Fome +Saúde. A iniciativa marca um avanço significativo na política pública, ao integrar ações de atenção primária, acompanhamento nutricional e cuidado em saúde mental às famílias atendidas pelas Cozinhas Ceará Sem Fome em todo o estado.

O novo grupo de trabalho, formado por equipes da Secretaria da Saúde (Sesa) e da Secretaria da Proteção Social (SPS), irá atuar de forma articulada para identificar famílias em situação de maior vulnerabilidade, fortalecer o acompanhamento territorial e garantir que a política de segurança alimentar dialogue diretamente com o cuidado em saúde.
A primeira-dama do Ceará e presidente do Comitê, Lia de Freitas, destaca que o novo eixo representa um passo importante para ampliar o impacto da política pública:
“Desde o início, o Ceará Sem Fome tem quatro eixos: alimentação saudável, agricultura familiar, qualificação e renda, e a governança, que organiza a sustentabilidade e os indicadores. Hoje, damos um passo muito importante com o lançamento do eixo +Saúde. Estamos avaliando uma nova resolução que permitirá que a Secretaria da Saúde e a Secretaria da Proteção Social atuem de forma integrada nos domicílios em risco de insegurança alimentar. Assim, podemos melhorar o fluxo de cuidado e identificar também as famílias que precisam ser inseridas no programa Ceará Sem Fome”, afirma.
Representando a Secretaria da Saúde do Ceará na reunião, a coordenadora da Atenção Primária, Thais Facó, reforçou a importância do trabalho conjunto e dos resultados esperados com a nova agenda intersetorial:
“É com muita alegria que participamos desta reunião do Comitê do Ceará Sem Fome. A Secretaria da Saúde tem um papel fundamental, que é garantir o cuidado integral à população mais vulnerável atendida pelo programa. A primeira-dama sempre reforça que a promoção da saúde começa pela alimentação, pelo acesso a uma alimentação de qualidade. As ações que estamos construindo a partir do termo de cooperação assinado entre o programa e a Sesa têm exatamente esse objetivo: integrar a atenção primária no cuidado aos beneficiários, oferecendo uma atenção diferenciada. Estamos muito confiantes, porque este programa vai muito além de um prato de comida, ele transforma vidas. Queremos que, em breve, possamos comprovar que o Ceará Sem Fome impactou não só o estado nutricional, mas as condições de saúde de toda essa população, acompanhando estado nutricional, cobertura vacinal, pré-natal, e investigando doenças prevalentes, como tuberculose e hanseníase.”
Com o novo eixo, o Ceará Sem Fome passa a reforçar sua atuação como uma política pública de cuidado integral, conectando segurança alimentar, saúde e cidadania. A iniciativa fortalece o compromisso do Governo do Ceará em reduzir a fome, garantir dignidade e ampliar o acesso aos direitos básicos em todos os 184 municípios do estado.




