Texto: Vanessa Darj
O Governo do Ceará promove, entre os dias 15 e 18 de outubro, a 2ª edição do Festival Ceará Sem Fome, evento que celebra os dois anos do programa e reforça o compromisso do Estado no combate à fome, na promoção da segurança alimentar e no incentivo à autonomia financeira de milhares de famílias beneficiárias.
A abertura oficial será no dia 15 de outubro, a partir das 8 horas, no Centro de Eventos do Ceará (Salão Mundaú), em Fortaleza, reunindo agentes populares de segurança alimentar, gestores, autoridades, parceiros institucionais, pesquisadores e representantes da sociedade civil.
A programação contará com painéis temáticos sobre alimentação como direito humano, políticas de transferência de renda e estratégias de enfrentamento à fome, com a participação de organismos internacionais. Também estão previstas as entregas dos: Prêmio Cozinha Transformadora, do Selo Nutec Controle de Qualidade, concedido pelo Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), além da apresentação da pesquisa de satisfação dos beneficiários e de homenagens às cozinhas comunitárias que mais se destacaram ao longo do ano.
O Festival terá ainda espaços voltados para a agricultura familiar, qualificação profissional e cultura, incluindo exposição fotográfica e exibição de filmes sobre a trajetória e os impactos do programa. Para os agentes populares de segurança alimentar, haverá uma área exclusiva de lazer e bem-estar, como forma de reconhecimento pelo trabalho diário.
O destaque da programação será a participação da madrinha do Ceará Sem Fome, a cantora Solange Almeida, que ministrará uma palestra motivacional e encerrará o primeiro dia com um show especial.
Dia Mundial da Alimentação
Pela primeira vez, o Ceará foi escolhido pela FAO/ONU (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) para sediar as celebrações do Dia Mundial da Alimentação, no dia 16 de outubro. A data, que já foi celebrada em cidades como o Rio de Janeiro, Brasília, chega agora ao Estado como reconhecimento internacional ao trabalho desenvolvido no combate à insegurança alimentar e na promoção do direito humano à alimentação adequada.
A FAO, que é pactuante do Programa Ceará Sem Fome, firmou parceria com o Governo do Estado para a realização da ação. Como parte da programação, prédios e equipamentos públicos receberão iluminação especial na cor azul, símbolo da campanha em todo o mundo.
1ª Corrida Juntos por um Ceará Sem Fome
Encerrando a programação, no dia 18 de outubro, será realizada a 1ª Corrida Juntos por um Ceará Sem Fome, na Vila do Mar, em Fortaleza, com percursos de 3 km e 5 km. O evento é inclusivo, com participação de pessoas com deficiência, idosos, crianças (na Corridinha Kids) e toda a comunidade.
O percurso passará pelo Marco Zero da Barra do Ceará e pela orla da Barra do Ceará, reforçando o compromisso do programa com a valorização dos territórios vulneráveis, onde está situada grande parte das cozinhas Ceará Sem Fome.
As inscrições estarão abertas a partir do dia 6 de outubro no site do Ceará Sem Fome. A retirada do kit de participação acontecerá entre os dias 13 e 15 de outubro, na Praça Luíza Távora, mediante a doação de 4 kg de alimentos, que serão destinados a entidades credenciadas pelo programa.
📌 Serviço
2º edição do Festival Ceará Sem Fome
Abertura do Festival
📅 15 de outubro
⏰ A partir das 9h
📍 Centro de Eventos do Ceará – Salão Mundaú (Av. Washington Soares, 999, Fortaleza-CE)
Dia Mundial da Alimentação – Iluminação especial dos prédios públicos
📅 16 de outubro
⏰ A partir das 17h
1ª Corrida Juntos por um Ceará Sem Fome
📅 18 de outubro
⏰ Concentração a partir das 5h | Largada: 5h30
📍 Vila do Mar, Fortaleza
🎟️ Inscrições: A partir de 06 de outubro no site Ceará Sem Fome
(ingresso: 4 kg de alimentos)
Informações: Na aba Festival do site Ceará Sem Fome www.cearasemfome.ce.gov.br