Ceará Sem Fome realiza primeira reunião de 2026 do eixo +Qualificação e Renda

Texto: Vanessa Darj
Fotos: Larissa Morena

A equipe do eixo +Qualificação e Renda do Programa Ceará Sem Fome realizou, nesta segunda-feira (5), a primeira reunião de trabalho de 2026. O encontro teve como objetivo alinhar as próximas ações e atividades do eixo, que é responsável por promover a autonomia financeira e a inclusão produtiva dos beneficiários do programa.

Grupo de monitoramento do eixo +Qualificação e Renda do Programa Ceará Sem Fome.

Durante a reunião, foi apresentado um balanço das ações desenvolvidas desde a criação do eixo. Ao todo, mais de 25 mil beneficiários foram qualificados em 174 municípios cearenses, por meio de cursos ofertados em áreas como beleza, finanças, gastronomia, serviços e tecnologia.

Os dados também apontam que 83,5% dos alunos matriculados são mulheres, enquanto 16,5% são homens, evidenciando o papel do programa na promoção da autonomia feminina. A meta do eixo é alcançar 55 mil pessoas qualificadas até o final de 2026.

A primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, destacou o planejamento estratégico definido para este ano.

 

“Já fizemos um planejamento executivo com a previsão de muitas qualificações voltadas para as periferias do nosso estado e para as Cozinhas Ceará Sem Fome. Também discutimos aprimoramentos para os beneficiários do Cartão Ceará Sem Fome. O nosso objetivo é avançar cada vez mais na geração de autonomia financeira, que é um dos pilares mais importantes do programa, e seguir buscando recursos para ampliar esse serviço para o povo cearense”, afirmou.


Sobre o Programa Ceará Sem Fome

O Ceará Sem Fome é o programa de enfrentamento à insegurança alimentar do Governo do Estado do Ceará, com atuação por meio de ações emergenciais e estruturantes.

Entre as ações emergenciais, destacam-se o Cartão Ceará Sem Fome, que beneficia mais de 47 mil famílias com o valor mensal de R$ 300, e a rede das Cozinhas Ceará Sem Fome, composta por 1.300 cozinhas em todos os 184 municípios cearenses, responsáveis pela distribuição de cerca de 130 mil refeições por dia, totalizando mais de 62 milhões de refeições entregues desde a criação do programa. O investimento global nas ações de Cozinhas e Cartão, entre 2023 e 2025, supera R$ 1 bilhão.

O programa também conta com a Unidade Central do Ceará Sem Fome, que já arrecadou mais de 526 toneladas de alimentos, beneficiando 48.544 famílias.

No eixo estruturante +Qualificação e Renda, o Ceará Sem Fome já qualificou 25.831 beneficiários em 174 municípios, com previsão de alcançar 55 mil pessoas capacitadas até o final de 2026. Dados da Secretaria do Trabalho (SET) apontam ainda que 617 beneficiários tiveram acesso ao microcrédito por meio do Ceará Credi e 7.829 pessoas foram inseridas no mercado de trabalho formal, reforçando o impacto do programa na geração de oportunidades e na superação da pobreza.

Compartilhe:

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias relacionadas

Scroll to Top