Comitiva do Programa Ceará Sem Fome se reuniu com representantes do Governo Federal e da ONU em Brasília
Texto por Vanessa Darj – Ascom Ceará Sem Fome
Fotos por Claudiano Rocha – Ascom Ceará Sem Fome
Uma comitiva do Programa Ceará Sem Fome cumpriu, nos dias 22 e 23 de julho, uma intensa agenda em Brasília com o objetivo de fortalecer as ações de enfrentamento à insegurança alimentar no Estado. A presidente do Comitê Intersetorial de Governança do programa e primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, conduziu uma série de reuniões com representantes do Governo Federal e de organismos internacionais.
A primeira reunião foi com a ministra Kelli Mafort, que responde interinamente pela Secretaria-Geral da Presidência da República, e com o secretário nacional de Participação Social, Renato Simões. O encontro foi marcado por um diálogo produtivo sobre os avanços do Ceará Sem Fome e as possibilidades de integração entre políticas públicas dos governos estadual e federal. Foram discutidas estratégias para ampliar o alcance do programa e estabelecer novas parcerias.
O Ceará Sem Fome também foi pauta em encontro com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A reunião com o representante residente no Brasil, Cláudio Providas, e a economista-chefe, Betina Barbosa, teve como foco a construção de acordos de cooperação técnica internacional. A articulação teve início durante o Triplo Fórum, realizado em Fortaleza em junho, e reforça o reconhecimento do programa como referência no enfrentamento à pobreza e às desigualdades.
Outro ponto alto da agenda foi a reunião com representantes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), com Gustavo Chianca. Na ocasião, foram apresentados os principais avanços do programa, as estratégias adotadas e os desafios enfrentados, fortalecendo a cooperação com instituições que atuam globalmente na promoção da segurança alimentar.
O programa também avançou no diálogo com o Governo Federal em reunião com a secretária nacional interina de Segurança Alimentar e Nutricional, Camile Sahb. Na pauta, o fortalecimento das ações conjuntas nas Cozinhas Solidárias, no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e no eixo +Qualificação e Renda, que integra a estrutura do Ceará Sem Fome.
Encerrando a agenda, o Ceará Sem Fome foi apresentado à equipe do Sistema das Nações Unidas no Brasil. A reunião com a coordenadora residente da ONU no país, Silvia Rucks, debateu formas de conexão do programa com iniciativas globais, como o Pacto Global da ONU e a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que integra a pauta do G20. A proposta é somar experiências, fortalecer o apoio internacional e compartilhar com o mundo os resultados construídos com compromisso e sensibilidade no Ceará.