Texto por Vanessa Darj/Ascom Ceará Sem Fome
Fotos por Larissa Morena/Ascom Ceará Sem Fome
O Programa Ceará Sem Fome realizou, nesta segunda-feira (24), a entrega de certificados do curso de preparo de sanduíches e hambúrgueres na Cozinha da Associação União Faz a Força, localizada no Sítio Lagoa, no município de São Benedito, na Serra da Ibiapaba. A capacitação foi voltada para beneficiários e beneficiárias do programa, por meio do eixo +Qualificação e Renda, com o objetivo de promover a inclusão produtiva, a autonomia financeira e a geração de novas oportunidades de trabalho e renda.
A entrega contou com a presença da primeira-dama do Estado do Ceará e Presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, do Secretário do Turismo do Estado do Ceará, Eduardo Bismarck, da Primeira-Dama de São Benedito, Yandra Vasconcelos, e da representante da Cáritas Tianguá, Lourdes Camilo. A cozinha onde foi realizado o curso é gerenciada pela Unidade Gestora Cáritas de Tianguá.
“Fico muito feliz de ver nossa cidade ser contemplada com ações como essa. O Ceará Sem Fome tem feito a diferença na vida de tantas famílias, e agradeço imensamente ao Governo do Estado e à primeira-dama Lia por olharem com tanto carinho para São Benedito”, destacou a primeira-dama do município, Yandra Vasconcelos.
Já o secretário de Turismo do Estado, Eduardo Bismarck, ressaltou a vocação turística da região. “A Serra da Ibiapaba é um dos principais destinos do nosso estado. Qualificar os moradores daqui é abrir portas para que eles aproveitem as oportunidades do turismo, possam empreender, conquistar sua independência financeira e realizar seus sonhos”, afirmou.
Para Lia de Freitas, a qualificação representa muito mais do que um curso. “Esse certificado não é apenas um papel. Ele representa uma possibilidade real de mudança na vida de cada um e cada uma que participou. Espero, em breve, receber notícias de novos empreendedores, trabalhadores e trabalhadoras que estão colocando em prática tudo o que aprenderam”.
Entre os concludentes do curso, Elivânia da Silva Oliveira já tem boas notícias: “Eu já consegui uma vaga de emprego em um restaurante aqui na cidade. Estou muito feliz e espero aprender ainda mais, porque o meu sonho é abrir a minha própria hamburgueria. Esse curso foi o primeiro passo para isso.”
Durante a solenidade a representante da Cáritas Tianguá, Lourdes Camilo, agradeceu a parceria com o Governo do Estado. “É uma alegria ver o reconhecimento do nosso trabalho. A Cáritas de Tianguá é uma das unidades que mais compram da agricultura familiar, e essa articulação fortalece tanto os agricultores quanto as cozinhas comunitárias”.
Lia de Freitas também reforçou o papel da Cáritas na execução do programa. “A Cáritas de Tianguá é uma parceira importante do Ceará Sem Fome na região. Já foram mais de 300 mil refeições entregues por meio das cozinhas que eles gerenciam. É um trabalho que alimenta e transforma vidas”.
Na solenidade foi celebrada a alteração da Unidade Gerenciadora (UG) do programa que atua na localidade. A partir de agora, a região de São Benedito contará com uma nova UG: o Instituto Veredas da Cidadania, que assumirá a responsabilidade pela gestão da cozinha local e de outras iniciativas do programa no território.
Ceará sem Fome
Programa permanente de combate à fome no Ceará, possui três frentes emergenciais: o cartão no valor de R$ 300, que atende cerca de 50 mil famílias; as mais de 1.300 cozinhas, com mais de 130 mil refeições diárias; e as campanhas que já arrecadaram mais de 370 toneladas de alimentos em grandes eventos. Além de atuar no eixo +Qualificação e Renda para que beneficiários e beneficiárias tenham chance de um emprego formal ou de alcançar sua autonomia financeira por meio do empreendedorismo.