Texto por Vanessa Darj – Ascom Ceará Sem Fome
Fotos por Larissa Morena e Claudiano Rocha – Ascom Ceará Sem Fome
O Ceará Sem Fome, programa do Governo do Estado, realizou, nessa quarta-feira (16), a entrega de 10 toneladas de alimentos para 19 entidades credenciadas da região do Cariri. A ação aconteceu no Instituto de Arte e Cultura Os Filhos de Maria, localizado no município do Crato, e teve como objetivo fortalecer as iniciativas de combate à fome no território.
A entrega contou com a presença da primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, além de lideranças locais, representantes das entidades beneficiadas e autoridades do município.
Durante o evento, o prefeito do Crato, André Barreto, destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e o município.
“Quero agradecer à presença da primeira-dama Lia de Freitas e ao programa Ceará Sem Fome pelas ações que vêm sendo realizadas aqui no Crato. Essa iniciativa tem feito a diferença na vida das pessoas em situação de vulnerabilidade e fortalece a rede de proteção no nosso município”, afirmou o gestor.
A representante do Instituto de Arte e Cultura Os Filhos de Maria, Maria Fernanda, também celebrou a chegada dos alimentos.
“Essa doação representa muito para quem está nas comunidades, lidando todos os dias com a fome de tantas famílias. Agradeço a todos que puderam contribuir com este momento”, destacou.
O secretário executivo da Infância, Família e Combate à Fome da Secretaria da Proteção Social (SPS), Caio Cavalcanti, ressaltou o compromisso da gestão estadual com a pauta da segurança alimentar.
“A dedicação, a coragem e a sensibilidade da primeira-dama Lia de Freitas e do governador Elmano de Freitas tem sido fundamentais para que estejamos hoje aqui, com o Ceará Sem Fome alcançando quem mais precisa. Fico muito feliz em ver o crescimento do programa e como ele vem chegando, de forma concreta, à mesa das pessoas que realmente enfrentam a fome no nosso estado”, disse.
Para a primeira-dama Lia de Freitas, a entrega dos alimentos é reflexo de um grande esforço coletivo.
“Esses alimentos são fruto da solidariedade de muitos irmãos e irmãs cearenses. Muitas vezes, as doações vêm de pessoas que também enfrentam dificuldades. Outras vezes, chegam através de quem tem maior poder aquisitivo, ou por meio de eventos culturais e esportivos. O importante é dar continuidade a essa corrente do bem. Que toda a sociedade cearense possa se engajar nessa luta, porque só juntos vamos vencer a fome”, afirmou.
Ceará Sem Fome
Programa permanente de combate à fome no Ceará, possui três frentes emergenciais: o cartão no valor de R$ 300, que atende cerca de 50 mil famílias; as mais de 1.300 cozinhas, com mais de 130 mil refeições diárias; e as campanhas que já arrecadaram mais de 400 toneladas de alimentos em grandes eventos. Além de atuar no eixo +Qualificação e Renda para que beneficiários e beneficiárias tenham chance de um emprego formal ou de alcançar sua autonomia financeira por meio do empreendedorismo.