Ceará Sem Fome: agentes de campo participam de treinamento e conhecem equipe da SDA

O treinamento estratégico dos técnicos e técnicas de campo do Programa Ceará Sem Fome acontece nesta semana, de 16 a 18 de agosto. O secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Moisés Braz, esteve reunido com os agentes, na manhã desta quinta-feira (17), para desejar as boas-vindas e também apresentar a equipe administrativa da SDA, responsável pela execução do programa.

“Neste momento, minha palavra é de acolhimento. Nós, SDA e vocês, vamos fazer um trabalho coletivo. A função dessa equipe que está reunida aqui no auditório é fazer a ponte entre as Unidades Gerenciadoras (UGs) e as cozinhas sociais. E para isso, nós precisaremos de muita unidade e dedicação de todos”, destacou o secretário.

Antônio Pereira falou de suas expectativas para atuar no Ceará Sem Fome. “Agora como técnico de campo, olharemos a execução na base, junto às famílias cearenses que serão beneficiadas. Fazer com que o programa dê certo é fazer com que nosso povo saia do mapa da fome”, avaliou.

A coordenadora do Programa Ceará Sem Fome, Maristela Pinheiro, destacou a importância da nova fase formativa. “Estamos entrando em mais uma fase desse programa. O trabalho de vocês vai ser super importante para aproximar as UGs e as cozinhas sociais. Este momento de apresentação é crucial para que vocês conheçam toda a nossa equipe da SDA. Sejam bem-vindos”, desejou.

Estiveram presentes na apresentação os secretários executivos da SDA: do Desenvolvimento Agrário, Marcos Jacinto, de Fomento Produtivo e Agroecologia, Pedro Neto, e de Planejamento e Gestão, Taumaturgo Júnior. Também participaram o assessor técnico do Ceará Sem Fome, Eduardo Barbosa, e a coordenadora do Núcleo de prestação de contas (Nupre), Celina Garcia.

Importância da política social

Para o secretário Moisés Braz, o papel dos agentes de campo nessa nova etapa será fundamental para alcançar as famílias mais carentes do interior cearense. “Vocês estarão na base da pirâmide para o sucesso desse programa pioneiro. Para os próximos anos, a perspectiva é que tenhamos políticas permanentes para garantir que as famílias do nosso Estado tenham condições de trabalho e emprego”, apontou o titular da SDA.

A agente de campo Daiane de Oliveira reforça a função social do programa estadual. “O Ceará Sem Fome é novo e a gente vai atuar para que as famílias cearenses de baixa renda tenham refeição. Como assistente social, fazer parte deste programa é histórico. Eu vou contribuir para que as pessoas que precisam tenham acesso aos seus direitos”, destacou a colaboradora de Sobral.

Ciclo formativo

No dia 11 deste mês, os contratos de convênios das UGs das cozinhas sociais (USPRs) do Programa Ceará Sem Fome foram assinados em solenidade no auditório da SDA. Participaram da cerimônia os representantes de todas as entidades selecionadas no edital de chamamento público nº 02/2023.

Nos dias 9 a 11 deste mês, os técnicos das UGs participaram da “Capacitação em boas práticas no serviço de alimentação, aquisição e prestação de contas”. A atividade integrou o ciclo formativo do Programa Ceará Sem Fome. Clique aqui para mais detalhes.

Sobre o Ceará Sem Fome

Programa permanente de combate à fome no Ceará que reúne o trabalho e os esforços de diversas instituições (públicas e privadas) e o engajamento da sociedade civil.

O Ceará Sem Fome é lei e desenvolve ações e políticas públicas para alimentar de forma saudável a população mais carente do Estado. Executado em parceria entre a Secretaria de Proteção Social (SPS) e a SDA, o programa distribui cartões para compra de alimentos no valor de R$ 300 para cerca de 50 mil famílias e irá entregar até 100 mil refeições diárias em por até 1.290 cozinhas sociais a serem credenciadas em todo o estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias relacionadas

Scroll to Top