O Ceará Sem Fome, programa do Governo do Estado voltado ao enfrentamento da insegurança alimentar, recebe nesta quarta-feira (17) o Prêmio Brasil Sem Fome, na categoria “Boas Práticas de Combate à Fome e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional”. A premiação é concedida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Banco Mundial e o Ministério da Saúde.

A cerimônia de entrega acontece no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília (DF), a partir das 18h30, reunindo representantes de estados, municípios e do Distrito Federal reconhecidos por iniciativas de destaque no combate à fome no país.
O reconhecimento nacional reafirma o Ceará Sem Fome como uma política pública, que vai além da oferta de alimentos, articulando ações de segurança alimentar, qualificação profissional e geração de renda.
Sobre o Prêmio Brasil Sem Fome
O Prêmio Brasil Sem Fome tem como objetivo identificar, valorizar e disseminar políticas públicas e iniciativas inovadoras que apresentem resultados concretos no enfrentamento à fome e na promoção da segurança alimentar e nutricional no Brasil.
Esta é a primeira edição da premiação, que reconheceu 40 experiências exitosas desenvolvidas por estados, municípios e pelo Distrito Federal. As iniciativas foram avaliadas por uma comissão julgadora formada por especialistas e representantes das instâncias de gestão da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, considerando critérios como impacto social, inovação, sustentabilidade e capacidade de replicação.
Sobre o Programa Ceará Sem Fome
O Ceará Sem Fome é uma política pública permanente do Governo do Estado voltada ao enfrentamento da insegurança alimentar grave, com ações integradas de alimentação, cuidado e geração de oportunidades. Atualmente, o programa conta com 1.300 Cozinhas Ceará Sem Fome, presentes nos 184 municípios cearenses, responsáveis pela distribuição diária de 130 mil refeições saudáveis, balanceadas e nutritivas. Desde a criação do programa, já foram entregues mais de 62 milhões de refeições à população mais vulnerável.
Além da garantia do acesso à alimentação de qualidade, o Ceará Sem Fome atua na promoção da autonomia das famílias atendidas. Por meio do eixo +Qualificação e Renda, mais de 25 mil beneficiários participaram de cursos de capacitação em diversas áreas. Como resultado, 617 beneficiários tiveram acesso ao microcrédito por meio do Ceará Credi, e 7.829 pessoas já foram inseridas no mercado formal de trabalho até outubro de 2025.



