Ceará Sem Fome faz entrega simbólica de 5 toneladas de alimentos arrecadados na 1ª Corrida do Detran

Alimentos foram distribuídos entre 10 entidades credenciadas no Programa

Texto por Euziane Bastos

Fotos por Larissa Morena

Em mais uma ação emergencial do Programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado, 5 toneladas de alimentos foram entregues simbolicamente, nesta sexta-feira (24), a 10 entidades da sociedade civil. Os alimentos foram arrecadados na 1ª Corrida do Detran, no último dia 28 de setembro, e entregues pelo superintendente do Detran Ceará, Waldemir Catanho.

“Nosso agradecimento por vocês (do Detran) acreditarem nesse Programa. Nós temos mais de 300 entidades credenciadas no estado do Ceará e temos, por meio da Secretaria da Proteção Social, uma análise do trabalho de todas essas entidades que têm, realmente, a função de cuidar de quem está em vulnerabilidade”, agradeceu a primeira-dama e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas.

Representantes das 10 entidades estiveram no Gabinete da Primeira-dama para o recebimento simbólico das cestas. (Foto: Larissa Morena)

Waldemir Catanho destacou o sucesso da corrida e celebrou a arrecadação das 4 toneladas. O superintendente também explicou que, com o dinheiro das inscrições, o Detran adquiriu mais 1 tonelada de alimento, que também destinou ao Programa.

Entrega simbólica aconteceu no Gabinete da Primeira-dama, em Fortaleza. (Foto: Larissa Morena)

Distribuição dos alimentos

Após a arrecadação dos alimentos, eles são encaminhados para a Unidade Central do Ceará Sem Fome, no bairro José Walter, em Fortaleza; passam por uma triagem e, em seguida, são distribuídos às entidades cadastradas.

Para se inscrever, a entidade interessada deve preencher um formulário no site do Ceará Sem Fome, na aba Unidade Central. É importante destacar que a entidade não pode ser Cozinha Ceará Sem Fome e nem ser entidade atendida pelo Programa Mais Nutrição, da Secretaria da Proteção Social.

Programa Ceará Sem Fome

O Ceará Sem Fome é um programa permanente do Governo do Ceará voltado ao combate à fome e à promoção da segurança alimentar no estado. A iniciativa atua em três frentes emergenciais: o Cartão Ceará Sem Fome, no valor de R$ 300, que beneficia mais de 47 mil famílias; uma rede com mais de 1.300 cozinhas sociais, responsáveis por servir mais de 130 mil refeições diariamente; e campanhas solidárias que já arrecadaram mais de 500 toneladas de alimentos em grandes eventos.

Em junho de 2024, o Governo do Estado lançou o eixo Ceará Sem Fome +Qualificação e Renda, que tem como objetivo criar oportunidades de autonomia econômica e social para beneficiários e voluntários do programa. A estratégia integra qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho, empreendedorismo e crédito produtivo orientado, valorizando os saberes locais, fortalecendo o protagonismo comunitário e incentivando alternativas sustentáveis de geração de renda.

Compartilhe:

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias relacionadas

Scroll to Top