Beneficiários(as) expositores(as) participaram dos cursos do eixo Ceará Sem Fome +Qualificação e Renda e realizaram a trilha Quero Empreender e a mentoria do Sebrae
Texto por Euziane Bastos/Ascom Ceará Sem Fome
Fotos por Claudiano Rocha/Ascom Ceará Sem Fome
Beneficiários(as) e ex-beneficiários(as) do Programa Ceará Sem Fome, do Governo do estado, participaram da Feira do Empreendedor 2025, organizada pelo Sebrae Ceará, durante os dias 8, 9 e 10 de outubro para expor e vender seus produtos. Todos(as) foram alunos(as) de cursos do eixo Ceará Sem Fome +Qualificação e Renda, já possuem pequenos negócios e foram selecionados(as) para expor na feira após passarem por mentorias com instrutores do Sebrae.
Além dos empreendedores, a Feira contou com a presença de 20 cozinhas de diferentes municípios cearenses, representando as chamadas “Missões”. Os municípios participantes são: Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Milagres, Mauriti, Barro, Jati, Abaiara, Fortaleza, Limoeiro do Norte, Cedro, Iguatu, Jaguaruana e Morada Nova. A expectativa é receber 700 beneficiários, todos já qualificados profissionalmente e participantes da fase de pós-qualificação.
A programação inclui também 11 Seminários de Oportunidades, alguns dos quais contarão com a participação ativa de beneficiários empreendedores.
A primeira-dama Lia de Freitas participou da abertura do evento, comemorou a participação dos(as) beneficiários(as) e destacou a relevância da parceria com o Sebrae Ceará para a formação dessas pessoas. “Nós celebramos no Ceará a pactuação do Sebrae, que investiu R$ 20 milhões, e que está formando 23 mil pessoas para empreender nas comunidades periféricas do estado. O Governo está de portas abertas para que possamos contruir esse Ceará sem fome e mais empreendedor”, afirmou.

Sonhos tirados do papel
Maria do Rosário Ferreira, mais conhecida em sua terra natal Tauá como a “Rainha dos Sequilhos” foi uma das expositoras da feira. A partir de sua formação na Trilha Quero Empreender e com a mentoria, ela organizou melhor o seu negócio e ampliou a sua presença no mercado logo após passar por um momento difícil quando seu marido adoeceu e ela ficou paraplégica. “Passei 2 anos numa cadeira de rodas, mas mesmo na cadeira de rodas, eu comecei a trabalhar fazendo os meus sequilhos”, relembra.

Uma outra expositora foi Aldenisce Alves, a Nice Cakes, que ampliou sua confeitaria no bairro Papicu, em Fortaleza, após também passar pela Trilha e pela mentoria com o Sebrae. “Foi um grande empurrão porque eu estava parada e escondida. Aí o Ceará Sem Fome e o Sebrae vieram e falaram ‘vou levantar você’. Tirou o meu sonho do papel e foi pra realidade”, contou.

Ceará Sem Fome +Qualificação e Renda
Em junho de 2024, o Governo do Estado lançou o eixo Ceará Sem Fome +Qualificação e Renda, que tem como objetivo criar oportunidades de autonomia econômica e social para beneficiários e voluntários do programa. A estratégia integra qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho, empreendedorismo e crédito produtivo orientado, valorizando os saberes locais, fortalecendo o protagonismo comunitário e incentivando alternativas sustentáveis de geração de renda.
O eixo já capacitou cerca de 19 mil pessoas entre junho de 2024 e julho de 2025, com cursos em áreas como Beleza, Empreendedorismo, Gastronomia, Serviços, Tecnologia da Informação, entre outras. A meta é formar 55 mil pessoas até o final de 2026.
Em julho de 2024, o Sebrae Ceará assinou o Pacto por um Ceará Sem Fome e se comprometeu a incentivar iniciativas relacionadas ao combate à fome no estado. A partir daí, aos beneficiários do Programa Ceará Sem Fome, instrutores do Serviço ministraram 378 seminários, 348 Trilhas Quero Empreender e mais de 7.500 horas de mentoria.




