Arrecadação de alimentos por meio de ingresso solidário aconteceu pelo segundo ano consecutivo no evento
Texto por Vanessa Darj/Ascom Ceará Sem Fome
Fotos por divulgação/Expocrato, Claudiano Rocha/Ascom Ceará Sem Fome e Larissa Morena/Ascom Ceará Sem Fome
O programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado, arrecadou 9,2 toneladas de alimentos durante a edição 2025 da Expocrato, o maior evento de música e cultura do interior do Ceará. A ação foi fruto de uma parceria entre o programa e a organização do festival, que disponibilizou a opção do ingresso social mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.
A iniciativa teve como objetivo mobilizar o público em torno da solidariedade. Ao longo de nove dias de evento, entre os dias 11 e 20 de julho, milhares de pessoas contribuíram com a campanha, cujos alimentos arrecadados serão destinados às entidades credenciadas do Ceará Sem Fome, que atuam junto a famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o estado.
A primeira-dama do Ceará e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do programa, Lia de Freitas, agradeceu a parceria e a colaboração do público.
“A Expocrato é um espaço de celebração, cultura e tradição, e ver esse momento também se transformar em uma grande corrente de solidariedade é algo que emociona. Agradeço à organização do festival e a cada pessoa que doou. São gestos como esse que fortalecem o Ceará Sem Fome e nos ajudam a chegar ainda mais longe”, afirmou Lia de Freitas.
Ceará Sem Fome
Programa permanente de combate à fome no Ceará, possui três frentes emergenciais: o cartão no valor de R$ 300, que atende cerca de 50 mil famílias; as mais de 1.300 cozinhas, com mais de 130 mil refeições diárias; e as campanhas que já arrecadaram mais de 450 toneladas de alimentos em grandes eventos. Além de atuar no eixo +Qualificação e Renda para que beneficiários e beneficiárias tenham chance de um emprego formal ou de alcançar sua autonomia financeira por meio do empreendedorismo.