Por Vanessa Darj/Ascom Ceará Sem Fome
A Primeira-dama do Estado do Ceará e Presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, esteve reunida, nesta quarta-feira (07), com defensora pública geral Sâmia Farias para traçar estratégias de atuação conjunta com a instituição, que é pactuante do programa.
Durante o encontro, foi discutida a realização de ações itinerantes da Defensoria Pública voltadas ao público atendido pelas cozinhas do Ceará Sem Fome. Nas próximas semanas, técnicos do Ceará Sem Fome e da instituição devem definir o formato, as datas e os locais dos primeiros atendimentos.
De acordo com a defensora geral Sâmia Farias, a parceria deve ampliar ainda mais a promoção de direitos para pessoas em situação de vulnerabilidade. “Por entender que o papel da Defensoria é levar justiça às comunidades que mais precisam, já temos um programa de atendimento itinerante bem consolidado. Agora, queremos chegar também às mulheres das cozinhas solidárias, levando nossos serviços”, planeja.
Para a primeira-dama Lia Freitas, a ação em conjunto com a defensoria fortalece o programa. “Nós temos um público real, que está em insegurança alimentar grave e que precisa ser cuidado. Mas também entendemos que há uma grande demanda por orientação jurídica e direitos em geral. Essa pactuação entre o Ceará Sem Fome e a Defensoria é essencial para que possamos oferecer uma assistência mais completa e efetiva, promovendo não só o alimento, mas também a dignidade e a esperança de quem mais precisa”, afirma.