Por Ascom Ceará Sem Fome
O Ceará Sem Fome, programa permanente do Governo do Estado voltado ao combate à insegurança alimentar, arrecadou mais de 15 toneladas de alimentos em uma série de eventos realizados ao longo do mês de abril em diferentes regiões do Ceará. A iniciativa contou com a solidariedade da população e o engajamento de instituições públicas e organizadores de eventos culturais, esportivos e sociais.
Entre os destaques está a Corrida dos 190 anos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), realizada no dia 7 de abril, nos arredores da sede do Poder Legislativo, que reuniu atletas e servidores. Já no dia 13, a 2ª Corrida do Choqueano, promovida na Beira-Mar de Fortaleza, também somou doações ao programa.
O programa também esteve presente no Concurso Miss Gay Ceará, realizado no dia 16 de abril no Cine São Luiz, e na tradicional Encenação da Paixão de Cristo, no município de Pacatuba, entre os dias 18 e 20 de abril.
Outros eventos que contaram com o ato de solidariedade ocorreram durante o Super Clássico das Américas, no dia 19, no Centro de Formação Olímpica (CFO), em Fortaleza, e no show do Padre Fábio de Melo, realizado na mesma data, no município de Guaramiranga. Encerrando o mês, o Jogo da Alegria, em Fortaleza, no dia 23 de abril, também contribuiu de forma significativa para o volume total de alimentos arrecadados.
A primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, destacou a importância do envolvimento da sociedade civil nas ações do programa.
“Cada quilo de alimento doado representa esperança na mesa de uma família. Essas parcerias mostram que a luta contra a insegurança alimentar grave é uma causa coletiva, que une o esporte, a cultura, a fé e o compromisso social em prol de quem mais precisa”, afirmou Lia de Freitas.
Os alimentos arrecadados são destinados são as 186 entidades da sociedade civil que atuam diretamente no atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade em todo o estado.
Ceará Sem Fome
O Ceará Sem Fome do Governo do Ceará foi instituído pela Lei nº 18.312, de 17 de fevereiro de 2023 e tem como intuito criar, desenvolver e realizar ações e políticas públicas no intuito de alimentar de forma saudável a população mais vulnerável do estado. O programa possui três frentes emergenciais: o cartão no valor de R$ 300, que atende mais 53 mil famílias; as mais de 1.300 cozinhas, com mais de 125 mil refeições diárias; e as campanhas que já arrecadaram mais de 170 toneladas de alimentos em grandes eventos.
Mais do que o alimento, o Ceará Sem Fome agora também atua no eixo +Qualificação e Renda para que beneficiários e beneficiárias tenham chance de um emprego formal ou de alcançar sua autonomia financeira por meio do empreendedorismo.