Município de Crateús adere ao Pacto por um Ceará Sem Fome

Com a adesão do município, o Pacto por um Ceará Sem Fome chega aos 80 signatários

Por Ascom Ceará Sem Fome

O município de Crateús oficializou, nessa segunda-feira (14), sua adesão ao Pacto por um Ceará Sem Fome, iniciativa que reúne esforços de instituições públicas, privadas e da sociedade civil na luta contra a fome e a insegurança alimentar em todo o estado. A solenidade aconteceu no Ginásio Municipal Deromi Melo, durante a visita da primeira-dama do Estado do Ceará e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas.

Com a adesão, Crateús passa a integrar a rede de municípios comprometidos com o fortalecimento de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, assumindo o compromisso de colaborar com ações que promovam o acesso à alimentação adequada e saudável para a população em situação de vulnerabilidade. Durante o evento, foram entregues 258 novos cartões Ceará Sem Fome a famílias em situação de vulnerabilidade. 

“A adesão de Crateús ao Pacto por um Ceará Sem Fome é um passo importante na construção de um estado mais justo e solidário. Esse programa só faz sentido quando é abraçado por toda a sociedade — poder público, iniciativa privada e cada cidadã e cidadão cearense. Aproveito para fazer um apelo especial às mães que hoje recebem seus cartões: utilizem esse benefício com consciência, priorizando a compra de alimentos saudáveis para suas famílias. E fiquem atentas às oportunidades de qualificação que serão oferecidas aqui na região. Nosso compromisso é garantir dignidade no presente e abrir caminhos para um futuro melhor.” afirma Lia de Freitas, primeira-dama do Ceará e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome.

Primeira-dama Lia de Freitas assinou, junto à prefeita de Crateús, Janaína Farias, o termo de adesão ao Pacto. (Foto: Larissa Morena/Ascom Ceará Sem Fome)

Para a prefeita de Crateús, a assinatura do Pacto por um Ceará sem Fome é um marco importante para o município. “A parceria com o Governo do Estado, por meio do programa Ceará Sem Fome, tem sido fundamental para garantir mais dignidade ao povo de Crateús. São inúmeras famílias beneficiadas diariamente com alimentação de qualidade e o apoio necessário para superar momentos difíceis. Agradeço de forma especial ao governador Elmano e à primeira-dama Lia de Freitas, que têm sido grandes aliados da nossa gestão e demonstrado, com ações concretas, o compromisso com quem mais precisa” afirma Janaína Farias, prefeita de Crateús.

Crateús se torna o 80º pactuante por um Ceará Sem Fome. (Foto: Larissa Morena/Ascom Ceará Sem Fome)

Rede de cozinhas em Crateús

Atualmente, Crateús conta com uma estrutura significativa no âmbito do programa Ceará Sem Fome. Por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), a política pública chega ao município com:

  • 10 cozinhas em funcionamento;
  • 960 refeições distribuídas diariamente;
  • Mais de 315 mil refeições entregues até março de 2025.

Pacto por um Ceará Sem Fome

Pacto por um Ceará Sem Fome é um compromisso voluntário firmado entre o Governo do Estado do Ceará e diversas instituições públicas, privadas e da sociedade civil com o objetivo de fortalecer a luta contra a fome. Por meio da adesão ao pacto, os parceiros se comprometem a contribuir com ações, recursos ou apoio institucional que ajudem a garantir segurança alimentar à população em situação de vulnerabilidade, ampliando o alcance e o impacto do programa Ceará Sem Fome em todo o estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias relacionadas

Scroll to Top